Foto de um geo-playground.

 O evento ocorreu no Fórum João Mendes no dia 11 de agosto; o primeiro seminário oficial será em Campinas, dia 26; no total serão realizados dez encontros nas regiões administrativas do TJSP.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria da Infância e da Juventude, em parceria com o projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, promoveram no dia 11 de agosto, no Fórum João Mendes Junior, uma cerimônia de abertura da iniciativa “A Primeira Infância no Estado de São Paulo: Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, que irá promover seminários sobre o tema em dez regiões administrativas do judiciário paulista.

ImageFetch-2

Foto: Divulgação/ TJSP

O objetivo da cerimônia foi divulgar uma prévia de como serão os seminários aos profissionais da justiça em todas as esferas, além de outros atores da rede de atendimento a crianças e adolescentes. Por meio da parceria, serão realizadas palestras e capacitações com o tema “A Primeira Infância e o Direito”, que abrangem a importância do pleno desenvolvimento da criança e a defesa da garantia dos direitos nessa etapa da vida. Em todos os seminários será apresentado e debatido o filme que trata do tema ‘O Começo da Vida‘, dirigido por Estela Renner. Na ocasião, também foi lançado o concurso de “Boas Práticas em Primeira Infância e Direito” (acesse o edital), com o objetivo de estimular os profissionais do Judiciário e da rede de garantia de direitos a compartilhar experiências inovadoras sobre a temática.

Veja também:
 Parceria com MP do Ceará busca garantir os direitos das crianças no estado
Crianças veem Conselho Tutelar como órgão repressor, diz educador
Prioridade Absoluta da criança no Ministério Público

_MG_9566

Foto: Divulgação/ TJSP

Participaram do evento de abertura Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho e Antonio Carlos Malheiros, desembargadores da coordenadoria da infância e da juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Villen, desembargador diretor da Escola Paulista da Magistratura, e os juízes de direito Paulo Roberto Fadigas Cesar, Gabriel Pires de Campos Sormani e Daniel Issler. Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Instituto Alana, e Marina Fragata Chicaro, advogada e coordenadora de conhecimento aplicado na Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e Irene Pires Antonio, psicóloga do TJSP, também estarão presentes.

Participaram da mesa de abertura, Isabella Henriques, diretora de advocacy do Instituto Alana; Marina Fragata Chicaro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; o vice-coordenador da Infância e Juventude do TJSP, desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho; o consultor da Infância e Juventude e conselheiro do Prioridade Absoluta, o desembargador Antonio Carlos Malheiros; o juiz assessor da Vice-Presidência do TJSP Daniel Issler, que coordenou os trabalhos; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Gabriel Pires de Campos Sormani; e a psicóloga do TJSP Irene Pires Antonio. O evento ainda contou com as falas da promotora Laila Shukairconselheira do projeto Prioridade Absoluta, e da enfermeira obstetra Anna Chiesa.

O primeiro seminário oficial acontece em Campinas, dia 26 de agosto. Ainda este ano, os seminários serão apresentados em Araçatuba, São Paulo e Presidente Prudente. Em 2017, a agenda contemplará as regiões de Bauru, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.