O que tem aqui?

Jornada Nacional do ECA é uma iniciativa do projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, que tem por objetivo convocar as Faculdades de Direito, OABs e Instituições Jurídicas a realizar eventos em todo o país para aprofundar o conhecimento de estudantes e operadores do direito sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069 de 1990), que transformou a proteção jurídica da criança e do adolescente no Brasil.

Jornada será composta por eventos em diferentes formatos, como fóruns, seminários, debates, mesas redondas, dentre outros. Quem decide como fazer é o organizador. O Prioridade Absoluta apresenta sugestões de temas relevantes à promoção e proteção dos interesses das crianças com indicações de possíveis convidados para apresentá-los.

Definida a realização do evento, envie um e-mail para jornadaeca@alana.org.br para constar na agenda do site do Prioridade Absoluta e inspirar outras iniciativas para multiplicar a sensibilização das pessoas para a necessidade de se colocar os direitos das crianças em primeiro lugar.

Como Organizar

Os organizadores definirão formato, tempos de fala, intervalos e forma de diálogo com o público de maneira que atenda os objetivos e necessidades de cada evento.

Para auxiliar os organizadores indicamos sugestões de temas a serem abordados nos fóruns, painéis, mesas etc. O documento com cada tema e subtema, além de uma lista com possíveis convidados para debatê-los, estão disponíveis no arquivo abaixo.

Para convidar os palestrantes também disponibilizamos um modelo de carta convite.

E qualquer dúvida não hesite em contatar-nos pelo e-mail:
jornadaeca@alana.org.br

Sugestões de temas e de convidados
para debatê-los

temas-thumb_

Baixe o modelo de carta convite para chamar os palestrantes

palestrante_thumb_

Arquivo livre

arquivo-livre-thumb_

Como Divulgar

Atrair público ao seu evento é essencial, assim, é interessante promover a divulgação de forma a atingir os potenciais interessados.

Faça o download dos modelos de convite virtual, cartaz, filipeta e nota à imprensa. Basta inserir os dados da sua Jornada e começar a divulgação. Criar um evento no Facebook também pode ajudá-lo a atingir um público maior.

Disponibilizamos também um arquivo com o cabeçalho e rodapé para que o organizador preencha da maneira que considerar mais adequado para seu evento.

Avise também o Prioridade Absoluta sobre seu evento, enviando um e-mail para jornadaeca@alana.org.br.

Faça o download do material para a sua Jornada!

Cartaz

cartaz_thumb

Flyer

flyer_thumb

Onde Divulgar

Faculdades

Um convite para o evento pode ser fixado em faculdades de direito, psicologia, pedagogia e serviço social. Em algumas instituições de ensino é possível negociar para que o comparecimento à jornada substitua a presença em sala de aula no mesmo período.

Instituições

Locais frequentadas pelos operadores do direito, como: fóruns, salas/casas do advogado, livraria jurídica, etc.

Profissionais

O convite para profissionais que trabalham com questões relacionadas à infância pode ser feito por carta ou e-mail para, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, Defensoria Pública, Secretarias de Educação, da Criança (ou que acumule esta função), etc.

Redes

A divulgação pode ser realizada em redes sociais, no site da faculdade, centro acadêmico, portal da região, portais jurídicos, etc.

Contato

Envie um e-mail para tirar dúvidas, contar como será seu evento e compartilhar como foi.

jornadaeca@alana.org.br