Foto de um telão que mostra uma imagem do primeiro fórum prioridade absoluta.

Entre os dias 22 e 24 de abril de 2014 foi realizado em São Paulo o I Fórum Prioridade Absoluta, Criança em Primeiro Lugar – uma iniciativa do Instituto Alana com apoio do Sesc-SP. O evento reuniu especialistas, atores da sociedade civil e poder público para dar força e efetivação ao art. 227 da Constituição Federal.

primeira noite de encontro, realizada em 22 de abril de 2014, reuniu o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros, o pediatra e ex-reitor da Unicamp José Martins Filho; Marcelo Nascimento, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o promotor de justiça aposentado Munir Cury, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).

A identidade da criança brasileira e suas particularidades foram o tema do segundo dia de Fórum Prioridade Absoluta no Sesc Consolação, em São Paulo. Sob mediação do economista Ladislau Dowbor, o escritor de livros infantis Ilan Brenman, a pesquisadora Irene Rizzini, a educadora Renata Meirelles e o psicanalista César Ibrahim tentaram responder à pergunta: “Quem é a criança brasileira?”

Em sua manhã de encerramento, o Fórum contou com os palestrantes Diego Medeiros, defensor especializado em infância e juventude e conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda); o professor de Ética Julio Pompeu (UFES); o urbanista João Sette Whitaker, Rodrigo Nejm da ONG SaferNet Brasil e Salomão Ximenes da ONG Ação Educativa. Os convidados foram mediados pela especialista em Sustentabilidade Rachel Biderman.

ASSISTA AOS VÍDEOS DO FÓRUM NA ÍNTEGRA