Imagem dos pés de um bebê.

Ação é uma parceria do Tribunal de Justiça de São Paulo com o Instituto Alana e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal para sensibilizar a rede sobre o tema. 

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria da Infância e da Juventude em parceria com o projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, realizam na 4ª Região Administrativa do Judiciário, que compreende Campinas e outros 58 municípios, o I Seminário “Primeira Infância no Estado de São Paulo: O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, no dia 26 de agosto.

O seminário busca sensibilizar e mobilizar os profissionais da justiça em todas as esferas, além de assistentes sociais, psicólogos e outros atores da rede de atendimento às crianças e adolescentes, a atuar em prol da promoção dos direitos das crianças. Uma sessão do filme ‘O Começo da Vida’, de Estela Renner, que trata do assunto, será realizada.

Veja também:
Abertura da série de seminários sobre a primeira infância acontece em São Paulo
Parceria com MP do Ceará busca garantir os direitos das crianças no estado
Relatório do Prioridade Absoluta mostra violações no transporte escolar

“A atuação do Poder Judiciário é essencial para a garantia da regra de prioridade absoluta, prevista no artigo 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da Nação. Essa parceria é muito bem-vinda para ampliarmos o conhecimento e fortalecer a garantia e proteção desses direitos, além de falar sobre os impactos causados em uma infância não cuidada”, explica Thaís Dantas, advogada do Instituto Alana.

“A Justiça é um importante parceiro para a promoção do desenvolvimento da Primeira Infância e tem um papel crucial na garantia dos direitos das crianças. Por meio dessa cooperação, buscamos contribuir para sensibilizar esses profissionais para a importância dos primeiros anos de vida, fortalecendo a atuação do sistema de Justiça na promoção do desenvolvimento infantil e garantindo uma infância plena ao maior número possível de crianças, com igualdade de oportunidades”, explica Eduardo de C. Queiroz, diretor presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Em Campinas, participam Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa e Antônio Carlos Malheiros, desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo; dos juízes de direito, Daniel Issler e Luiz Antonio Alves Torrano; Thaís Dantas, advogada do Instituto Alana, e Anelise de Souza Timm, analista de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Este é o primeiro evento da aliança entre as três entidades, firmada em junho, que prevê a realização de outros nove seminário

Seminário “Primeira Infância no Estado de São Paulo”
Data: 26 de agosto, das 8h às 17h
Local: Auditório dos Patrulheiros Campinas
Endereço: Avenida das Amoreiras, 906, Parque Itália – Campinas / SP
Inscrições: Até o dia 18 de agosto. Evento gratuito limitado a 200 vagas
Informações: daij2.3@tjsp.jus.br. Colocar no campo assunto “Primeira Infância – Campinas” ou pelos telefones (11) 2171-4801 e (11) 2171-6425

Foto: Flickr/ ZEROZLIN