imagem de uma criança de costas sentada ao chão brincando .

Ademir Benedito, desembargador vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, alertou sobre a necessidade de priorizar a infância.

A ausência de cuidados no período da primeira infância causa prejuízos para toda a sociedade. Por isso, implementar políticas públicas voltadas aos primeiros anos de vida é essencial para o futuro de todo o país. A conclusão é do desembargador vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ademir Benedito.  

A afirmação foi feita no seminário “Primeira infância no Estado de São Paulo: o papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, promovido pelo projeto Prioridade Absoluta e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal e de Justiça do Estado de São Paulo, no dia 21 de outubro.

Além das iniciativas em prol da infância, Benedito também apontou como urgente para o país a efetivação do artigo 227 da Constituição Federal, que coloca a criança como prioridade absoluta da nação. “A efetivação do 227 reduziria as desigualdades e violências sofridas por crianças e adolescentes”, afirmou.

Veja também:
– Videoconferência para educadores de São Paulo discute ‘O Começo da Vida’
– PFDC: Decisão do STF sobre classificação indicativa não impede responsabilização de emissoras
– Conanda repudia fim da vinculação horária da classificação indicativa

De acordo com o artigo, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente “com absoluta prioridade” a garantia de seus direitos.  Fausto de Paula, promotor de Justiça e da Juventude e da Pessoa com Deficiência da Comarca de São José dos Campos, também destacou a necessidade de se criar uma rede de cuidados em torno da infância. “Precisamos trabalhar conjuntamente, cuidando da criança e de quem cuida dela também”.   

Cerca de 300 pessoas participaram do encontro. O intuito do seminário foi sensibilizar e mobilizar os profissionais da Justiça em todas as esferas, além de assistentes sociais, psicólogos e outros atores da rede de atendimento às crianças e adolescentes, a atuar em prol da promoção dos direitos das crianças. Também foi exibido o documentário “O Começo da Vida”, de Estela Renner.

Foto: Free Images