Foto de um homem em um palco em frente ao microfone, ao fundo tem um telão escrito: Prêmio cidade da criança.

O anúncio foi feito para prefeitos e gestores públicos em Brasília; o prêmio visa reconhecer os municípios com as melhores práticas voltadas para as crianças.

Durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, dia 9 de abril, foi lançado o Prêmio Cidade da Criança, parceria entre o Projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, o Programa Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer (BvL). Tendo como norte o artigo 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da nação, o objetivo do prêmio é avaliar a atuação das gestões municipais a partir de indicadores sobre os direitos fundamentais da criança, em especial à cidade, cultura, educação, saúde e proteção integral, premiando as cidades que possuem as melhores práticas relacionadas às crianças.

Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana, ressaltou durante o evento a importância do prêmio para a garantia dos direitos das crianças, “acreditamos que uma cidade que propicia uma boa qualidade de vida para os seus habitantes é uma cidade que coloca a criança em primeiro lugar”, explicou. “Nosso objetivo é fazer com que a sociedade e gestores públicos elenquem a criança como diretriz normativa ética e prática do cotidiano da cidade”, finalizou Hartung.

Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, destacou a relevância de iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida da população. “É preciso reconhecer as boas práticas que podem ser adotadas pelos municípios, para mudar a realidade da insustentabilidade e afetar positivamente a nós, os nossos filhos e netos”, falou Oded.

O Programa Cidades Sustentáveis também vai premiar municípios com boas práticas na área do esporte, em parceria com a ONG Atletas pelo Brasil. O diretor da ONG, o ex-jogador Raí Oliveira, também participou do evento e incentivou a adesão dos prefeitos.

Todas as prefeituras do Brasil podem se inscrever no Prêmio Cidade da Criança. Tanto aquelas que já tenham assinado a Carta-Compromisso e aderido formalmente ao Programa Cidades Sustentáveis, como as que ainda não aderiram, mas desejam fazer parte. (clique aqui para saber mais).

Acesse o site do Prêmio Cidade da Criança.