O artigo apresenta uma escala de infraestrutura escolar que foi construída utilizando como ferramenta a Teoria de Resposta ao Item e baseando-se em informações referentes às escolas obtidas no Censo Escolar da Educação Básica 2011. Com base na escala e em quatro categorias de análise estabelecidas (Elementar, Básica, Adequada e Avançada), foi feita uma análise comparativa da infraestrutura escolar por região do país e por dependência administrativa.
A pesquisa é orientada pela ideia de que a educação requer a garantia de um ambiente com condições para que a aprendizagem possa ocorrer. É importante proporcionar um ambiente físico, ou infraestrutura escolar, que estimule e viabilize o aprendizado, além de favorecer as interações humanas. Os resultados obtidos podem ser úteis para orientar as políticas públicas de educação e para fundamentar estudos futuros sobre o impacto das condições materiais das escolas na qualidade do ensino.
Acesse aqui.
Artigo
Escrito por Joaquim José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus, Camila Akemi Karino, Dalton Francisco de Andrade
Ano 2013
Idioma Português