Foto em preto e branco criança escrevendo em cartaz apoiado no chão. No cartaz, o texto: "criança é prioridade absoluta"

Evento em prol dos direitos das crianças reúne mais de mil pessoas em Brasília

 

No último final de semana, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebeu a primeira edição do evento Jardins da Infância, organizado pelo programa Prioridade Absoluta, uma iniciativa do Alana. Mais de mil pessoas passaram pelo local durante os dois dias de evento para participar de diversas atividades dedicadas a famílias, para incentivar que sejam defensoras e promotoras dos direitos das crianças em suas comunidades.

No sábado, foram exibidos os filmes ‘O Começo da Vida’, dirigido por Estela Renner, e o recém-lançado ‘Terreiros do Brincar’, dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, seguidos de dois bate-papos. O primeiro sobre primeira infância, parentalidade e afeto, com a psicanalista e diretora do Instituto Gerar, Vera Iaconelli, e o escritor e educador Severino Antônio; o segundo sobre sobre a participação de crianças em grupos de manifestações populares, com Gabriel Limaverde, filósofo e educador da equipe de Educação e Cultura da Infância do Alana, Dênis Rodrigues da Silva, um dos coordenadores do Instituto Nzinga de Estudos Capoeira Angola e de Tradições Educativas Banto no Brasil, e Lia Maria dos Santos de Deus, mestra em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas Educacionais em Gênero e Raça.

O domingo começou animado com uma apresentação do grupo brasiliense Batukenjé. Em seguida, as crianças puderam aproveitar oficinas de brincadeiras tradicionais, circo, futebol, desenho, alimentação saudável, origami e compostagem. Enquanto isso, os adultos se reuniam em rodas de conversa com especialistas sobre parto, maternagem, paternagem, amamentação, alergias alimentares, gênero e diversidade, desenvolvimento infantil, convivência familiar, direito à cidade e inclusão.

“Estamos convidando os adultos para defender a infância e as crianças para exercitarem seu direito ao brincar. Saímos daqui com a sensação de missão cumprida”, afirma Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Alana.