Foto de duas crianças brincando com lâmpadas que estão presas ao chão.

*texto publicado originalmente no site Prêmio Cidade da Criança

A premiação, realizada em parceria pelo Projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Fundação Bernard van Leer (BvL), avaliará a relação da gestão pública com os direitos prioritários da infância.

Educação, saúde, cultura, moradia, proteção e lazer são alguns dos direitos das crianças. Para reconhecer os municípios que respeitam e cumprem os direitos básicos da infância, o Projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer (BvL), promovem o Prêmio Cidade da Criança, que já está com as  inscrições abertas. Podem participar os municípios signatários do Programa Cidades Sustentáveis (para saber mais acesse aqui).

Veja também:
Crianças afetadas no desastre de Mariana (MG) devem ter prioridade
Crianças e adolescentes que brincam estão mais satisfeitos com a cidade
Prêmio Cidade da Criança vai eleger municípios que priorizam a infância

O ‘Cidade da Criança’ é um das categorias do Prêmio Cidades Sustentáveis e tem como objetivo reconhecer, promover e premiar os gestores que garantam às suas crianças crescimento com amplo acesso ao conhecimento, vida saudável, redes de proteção, lazer e amparo no que diz respeito à garantia de seus direitos, determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O prêmio irá divulgar experiências bem sucedidas que possam ser multiplicadas em outras regiões, para gerar uma corrente de bons exemplos.

As gestões municipais inscritas serão avaliadas a partir de indicadores básicos e relativos sobre os direitos infantis fundamentais, em especial à cidade, cultura, educação, saúde e proteção integral. Todas as prefeituras brasileiras, tanto aquelas que já assinaram a carta-compromisso e aderiram formalmente ao Programa Cidades Sustentáveis, como as que intencionam aderir, podem participar. Os resultados serão anunciados ainda este ano.

Foto: Laura Leal/ Instituto Alana