Foto em preto e branco de três crianças brincando no rio

 

Em parceria com a Agência Pública, agência de jornalismo investigativo independente, o Prioridade Absoluta divulgou no dia 22 de maio as cinco jornalistas vencedoras do concurso de microbolsas. Elas vão produzir diferentes matérias tendo como base o tema “Água e os direitos da infância”.

Desde o lançamento do concurso foram recebidos 77 inscrições, de 16 estados brasileiros. Desses, cinco foram contemplados pelas pautas vencedoras. Nos próximos meses, as novas microbolsistas vão realizar reportagens sobre questões relacionadas com criança e água em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Pará.

A parceria entre o Prioridade Absoluta e a Pública surgiu da preocupação com os direitos das crianças durante a grave crise de abastecimento hídrico que está sendo enfrentada. A ideia é ressaltar que tanto nas situações de crise, como no desenvolvimento de políticas públicas, as crianças devem ser prioridade absoluta nos planos e preocupações da nação, segundo o artigo 227 da Constituição Federal.

“Selecionar as cinco propostas finais foi uma tarefa árdua, já que as 77 enviadas possuíam muita qualidade. Buscamos contemplar na seleção tanto a diversidade regional quanto a amplitude do tema ‘Criança e Água’.  Acreditamos que a produção das cinco reportagens investigativas será muito proveitosa para fomentar o debate sobre o direito à água, ressaltando a prioridade absoluta das crianças salvaguardada pela Constituição”, diz Renato Godoy, do Instituto Alana.

“As propostas de pautas foram bem apuradas, abordando questões essenciais, muitas delas não cobertas pela mídia tradicional, em que se percebe o engajamento do repórter em seu trabalho”, diz Marina Amaral, uma das diretoras da Agência Pública. As pautas selecionadas serão produzidas com a mentoria da Pública, que vai orientar as repórteres e editar as matérias, respeitando sempre a independência do repórter – um dos valores fundamentais da organização.

Conheça as vencedoras da microbolsas:

Camila Neves Camilo  Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) com passagens pelas redações de Época e Nova Escola e pela assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Cibelih Hespanhol Torres  Jornalista formada pela Universidade Federal de Viçosa foi colaboradora do Outras Palavras e trabalha atualmente no Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, ONG de agroecologia e direitos de povos e comunidades tradicionais. Vai realizar a pauta em parceria com João Roberto Ripper, repórter e fotógrafo conhecido por seu trabalhado relacionado a direitos humanos publicado em veículos como New York Herald Tribune, Revista Caros Amigos e Revista Veja; e com Helen Santa Rosa, comunicadora social e jornalista com dez anos de atuação voltada para a comunicação comunitária e articulação de redes.

Sarah Oliveira Fernandes – Formada em Jornalismo pela PUC-SP em 2008 e em Geografia pela USP em 2013. Trabalha como repórter há seis anos, sempre cobrindo temas relacionados a direitos humanos, cidadania, saúde e educação. Passou pelas redações da ONU-Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Portal Aprendiz e da Rede Brasil Atual, onde trabalha desde 2012.

Thays Mariana de Oliveira Lavor  Profissional formada em 2010 em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Com cinco de anos de experiência profissional, já passou pela redação do Jornal Diário do Nordeste, onde um de seus trabalhos – a série Mercado do Vício – obteve terceiro lugar no Prêmio SinDH Rio de Jornalismo em Saúde. Atualmente atua como colaboradora do Jornal O Globo.

Yamini Benites  Graduanda de jornalismo pela UFRGS, tem experiência em veículos alternativos (Jornal Tabaré) e como repórter fotográfica free lancer. Atua na produção do Nação da TVE/TV Brasil. A pauta será realizada em parceria com Gabrielle de Paula e Luiz Felipe Abreu, também estudantes de jornalismo da UFRGS. Luiz, com passagem pelo Jornal do Comércio e pela assessoria do TRF, tem experiência em jornalismo cultural e jurídico. Gabrielle atuou na mídia independente pelo JornalismoB e hoje trabalha na TVE, TV pública do RS.