Desenho de um garoto sentado em uma cadeira pensando, ao lado dele tem um tigre.

Campanha do governo federal incentiva contribuintes a doar parte do Imposto de Renda para o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA)

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com a Receita Federal e com o apoio dos ministérios e autarquias do governo federal, lançou no dia 11 de março uma campanha para incentivar doações do Imposto de Renda ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA) que financia projetos e instituições em todo país.

O Fundo é gerenciado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Os recursos arrecadados serão repassados para instituições que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e que tiverem seus projetos aprovados pelo Conanda, de acordo com critérios específicos divulgados em edital de chamamento público.

A doação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FNCA pode ser feita diretamente no programa utilizado para a declaração anual. Quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição. O contribuinte pode destinar até 3% e a dedução é aplicada somente para as pessoas que optarem pelo modelo completo da declaração.

Para saber mais sobre a campanha acesso o site da Secretaria de Direitos Humanos.

qqqq

Ilustração: Hazel Terry