Organizações da sociedade civil entregaram à Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, nesta segunda (10), representação contra órgãos do poder público que destinam verbas de publicidade para e, portanto, financiam e legitimam os chamados programas policialescos. Tomados por forte apelo sensacionalista, os policialescos são históricos violadores de direitos humanos, se valendo de exposição indevida de vítimas e acusados para atrair audiência em todo o país. Instituto Alana, Intervozes, Andi Comunicação e Direitos e Artigo 19 assinam a denúncia.
“Os programas policialescos violam não apenas os direitos das crianças e adolescentes expostos, mas também dos que assistem, uma vez que são veiculados ao meio-dia, por exemplo, quando muitas crianças estão chegando da escola”, assinalou Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana.
O documento traz informações obtidas em levantamento sobre o tema, também lançado na ocasião. A pesquisa “A publicidade como estratégia de financiamento dos programas policialescos” monitorou 20 programas, em 10 estados do país, durante três semanas, e analisou anúncios veiculados nos intervalos comerciais, cotas de patrocínio e merchandising.

Foto: Leonardo Prado/Secom PGR
“Espero que essa pesquisa e representação possam nos ajudar a encontrar mecanismos para frear esse tipo de programação e esse tipo de discurso”, afirmou Deborah Duprat. “Não acredito que possamos existir como sociedade, num ambiente de mínima civilidade, com programas desse tipo”.
“Trata-se de um discurso de ódio, praticado em espaço de concessões públicas de radiodifusão. Precisamos acabar com essa barbárie e por isso vamos acionar os órgãos que permitem que ela siga em frente”, apontou Domingos Sávio Dresch da Silveira, do Grupo de Trabalho de Comunicação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.
Como parte do processo de mobilização em torno do tema, foi lançado um manifesto pelo fim do financiamento dos programas policialescos, assinado por cerca de 50 entidades da sociedade civil.
Documentos relacionados