Capa do filme O começo da vida.

Documentário mostra a importância de afeto e vínculo na infância.

O documentário O Começo da Vida, dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes, que entrou em cartaz dia 5 de maio, traz à tona a importância das relações nos primeiros anos de vida de uma criança e como o afeto e o vínculo são fundamentais para seu desenvolvimento. Apresentado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o filme percorre nove países mostrando famílias e crianças de diferentes realidades e classes sociais. O documentário coloca luz também em questões atuais, como a parentalidade, a participação dos homens nas relações com as crianças, a adoção, e as diferentes configurações familiares.

O Começo da Vida corrobora com a necessidade de efetivação do artigo 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da nação. Se os direitos humanos fundamentais das crianças forem observados e respeitados por todos, como o direito à uma vida com dignidade, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à cultura, conseguimos mudar o começo da história, e assim, mudamos a história inteira.

“O filme mostra com muita emoção que o projeto de sociedade presente no artigo 227 da Constitutição Federal precisar ser efetivado de forma urgente. E que a garantia da absoluta prioridade do direito das crianças pela família, sociedade e Estado tem a força de transformar toda a nossa humanidade”, aponta Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana. O projeto Prioridade Absoluta acredita que o filme é uma ferramenta importante para levar essa mensagem para o maior número possível de pessoas, sensibilizando e mobilizando, para que defendam e garantam os direitos das crianças em suas comunidades.

Para saber mais do documentário e onde ele está em cartaz acesse: ocomecodavida.com.br.

 Veja também:
Vídeo discute o Marco Legal da Primeira Infância
Alana na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente
Jornada Nacional do ECA: debates sobre os direitos das crianças