Foto de um garoto colocando a mão na agua que está caindo de uma fonte.

Serão selecionados cinco projetos; cada um receberá R$ 5 mil para executar e terá a matéria publicada pela Agência

O projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, em parceria com a Agência Pública, agência de jornalismo investigativo independente, lança nesta quarta-feira (15) o regulamento do concurso de microbolsas, que vai selecionar cinco projetos de matérias jornalísticas que devem tratar do tema “Água e os direitos da infância”.

A questão surgiu da preocupação com os direitos das crianças durante a grave crise de abastecimento hídrico que está sendo enfrentada. A parceria ressalta também, que tanto em situações de crise como no desenvolvimento de políticas públicas, as crianças devem ser prioridade absoluta nos planos e preocupações da nação, segundo o artigo 227 da Constituição Federal.

“O objetivo é incentivar a produção de conteúdo jornalístico de alta qualidade, que trate da crise de abastecimento hídrico sob a ótica dos direitos das crianças, que devem ser garantidos com prioridade”, esclarece Guilherme Perisse, advogado do Alana. Uma comissão julgadora vai selecionar os projetos e cada vencedor vai receber uma bolsa de R$ 5 mil para produzir a reportagem, que será publicada posteriormente pela Agência Pública.

“Queremos, mais uma vez, permitir que repórteres publiquem histórias que não estão sendo contadas”, diz Natalia Viana, codiretora da Agência Pública. “Muitos acompanham de perto as violações aos direitos humanos que estão ocorrendo com a crise hídrica, mas nem sempre eles têm o apoio, tempo ou o espaço necessário nas suas redações para investigarem a fundo”, conclui.

Os interessados devem apresentar uma proposta de pauta, de pesquisa e de plano de trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio no site da Pública, onde está disponível também o regulamento do concurso.

Foto: Victor Via Flickr