Foto de uma sala de aula vazia.

As inscrições vão até dia 20 de dezembro pelo site paratodos.net.br; o resultado será anunciado em março de 2016.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar, iniciativa do movimento Paratodos, que visa reconhecer experiências pedagógicas inclusivas bem sucedidas nas escolas regulares brasileiras. A premiação conta com apoio do Prioridade Absoluta, Instituto Mara Gabrili e Instituto Rodrigo Mendes.

O objetivo do prêmio é reconhecer, estimular e disseminar ações inclusivas, realizadas por professores em todos os segmentos da educação, e assim, contribuir para o melhor entendimento, pela sociedade e pelo poder público, da importância da inclusão das pessoas com deficiência.

 Veja também:
Educação inclusiva: o que fazer em caso de violação
Prioridade Absoluta participa do lançamento do #EscolaParaTodos
Redução maioridade penal: tudo a ver com a prioridade absoluta na infância

O Prioridade Absoluta apoia o prêmio, pois acredita que ações como esta colaboram para efetivação do direito à educação inclusiva. “Iniciativas como esta contribuem para a garantia do respeito à prioridade absoluta às crianças e adolescentes presente no artigo 227 da Constituição Federal”, conta a Diretora do Instituto Alana Isabella Henriques. “Dar visibilidade para as experiências bem sucedidas, além de valorizá-la, inspira outras escolas”, avalia.

As inscrições para o Prêmio podem ser realizadas no site do Paratodos (paratodos.net.br) até o dia 20 de dezembro, com relatos de experiências pedagógica referentes ao ano letivo de 2014 ou ao primeiro semestre de 2015. O resultado do prêmio será anunciado em março de 2016 e o responsável pela experiência mais inspiradora receberá um tablet e uma camiseta, além de ter sua história publicada no site do Paratodos.

Foto: Via Flickr