Imagem dos pés de uma criança de costas brincando de amarelinha desenhada ao chão.

Ação é uma parceria do Tribunal de Justiça de São Paulo com o Instituto Alana e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal para sensibilizar a rede sobre o tema.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria da Infância e da Juventude, em parceria com o projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, realizam em Presidente Prudente (SP) o SeminárioPrimeira Infância no Estado de São Paulo: O Papel do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, no dia 25 de novembro de 2016. O Seminário em Presidente Prudente é o último evento de 2016 no âmbito da parceria e, em 2017, o projeto percorrerá as regiões de Bauru, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Este encontro possui 300 vagas para que os profissionais da região possam participar presencialmente no dia. O objetivo do seminário é sensibilizar e mobilizar os profissionais da justiça em todas as esferas, além de assistentes sociais, psicólogos e outros atores da rede de atendimento às crianças e adolescentes, a atuar em prol da promoção dos direitos das crianças. Uma sessão do filme ‘O Começo da Vida’, de Estela Renner, que trata do assunto, será realizada.

Veja também:
– XII Conferência de Direitos Humanos apoia o desencarceramento de gestantes
– “Políticas públicas para a primeira infância é essencial para o futuro do país”, diz desembargador
– Relatório do Prioridade Absoluta mostra violações no transporte escolar

“A atuação do Poder Judiciário é essencial para a garantia da prioridade absoluta, prevista no artigo 227 da Constituição Federal, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da Nação. Essa parceria é muito bem-vinda para ampliarmos o conhecimento e fortalecer a garantia e proteção desses direitos, além de falar sobre os impactos causados em uma infância não cuidada”, ressalta Thais Dantas, advogada do Instituto Alana.

“A Justiça é um importante parceiro para a promoção do desenvolvimento da Primeira Infância e tem um papel crucial na garantia dos direitos das crianças. Por meio dessa cooperação, buscamos contribuir para sensibilizar esses profissionais para a importância dos primeiros anos de vida, fortalecendo a atuação do sistema de Justiça na promoção do desenvolvimento infantil e garantindo uma infância plena ao maior número possível de crianças, com igualdade de oportunidades”, explica Eduardo de C. Queiroz, diretor presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Participam do seminário O Dr. Reinaldo Cintra, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, a Dra. Thais Nascimento Dantas, advogada do projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana; Andréia Silva Almeida, Doutora e Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Federal de Londrina; e a Dra. Josiane Machado Ruiz, Professora da Universidade do Oeste Paulista. Este é o último evento deste ano da aliança entre as três entidades, firmada em junho.

Serviço:
Seminário “Primeira Infância no Estado de São Paulo”
Data: 25 de novembro, das 8h30 às 17h
Local: Salão Nobre
Endereço: Praça Raul Furquim, 9, Vila Furquim – Presidente Prudente- SP

Inscrições: Até 17 de novembro de 2016, com vagas presenciais limitadas em 350 lugares. Evento gratuito.
Informações: daij2.3@tjsp.jus.br. Colocar no campo assunto “Primeira Infância – São Paulo” ou pelos telefones (11) 2171-4801 e (11) 2171-6425

Foto: Shutterstock