foto em preto e branco do ministro palestrando, no evento primeira infância, no auditório da Universidade Vale do Paraíba.

No último dia 18, o auditório da Universidade Vale do Paraíba recebeu uma série de palestras sobre importantes temas relacionados à infância. O evento é a penúltima edição da parceria estabelecida entre Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Prioridade Absoluta e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para sensibilizar e capacitar profissionais da rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Mais de duzentas pessoas acompanharam os seminários ao longo do dia. Marco César Vasconcelos e Souza, Juiz de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude de São José dos Campos; Antonio Carlos Ozório Nunes, Promotor de Justiça de São Paulo; Anelise de Souza Timm, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Anna Chiesa, enfermeira obstetra especialista em primeira infância; Denise Mendes Ribeiro, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; e Thaís Dantas, advogada do Prioridade Absoluta, falaram sobre estratégias para o fortalecimento da proteção à primeira infância e suas implicações no desenvolvimento infantil.

Durante sua palestra, o promotor Fausto Junqueira de Paula chamou, ainda, a atenção da plateia para a importância da participação dos pais na rede de garantia dos direitos de crianças e adolescentes e, além disso, sugeriu ao munícipio a criação do plano municipal da primeira infância para assegurar políticas públicas direcionadas à esta faixa etária.

“É fundamental a mobilização de diferentes setores da sociedade em prol da primeira infância; afinal, assegurar os direitos da criança é responsabilidade de todas e todos. A parceria com o Tribunal de Justiça é essencial nesse sentido “, assinalou Thaís Dantas, advogada do Prioridade Absoluta.