Imagem de uma bicicleta branca encostada em uma parede pintada de vermelho.

O projeto Prioridade Absoluta é citado como referência sobre como transformar as vias das cidades em Ruas de Lazer.

A segunda versão do Guia do Espaço Público foi lançado na terça-feira, 3 de maio, em São Paulo. Produzido pela Conexão Cultural, organização que promove acesso e produz conteúdo cultural, o guia oferece ideias e práticas para ajudar cidadãos a criar e a manter espaços públicos, por meio de ocupações urbanas e culturais na cidade. O conteúdo baseia-se nos princípios e práticas da Project for Public Spaces (PPS), organização sem fins lucrativos de Nova York (EUA), que atua no planejamento e concepção de espaços públicos.

O Guia traz novos métodos, dispositivos, questionamentos, inspirações, e iniciativas que poderão contribuir ou já contribuem para um cenário de ocupação urbana e cultural na cidade e no Estado de São Paulo. Entre as iniciativas citadas está o Prioridade Absoluta, que oferece instruções de como transformar vias em ruas de lazer.

No site do projeto há um passo a passo de como solicitar o fechamento da via para o trânsito, tanto nas cidades que já possuem legislação sobre rua de lazer, quanto para aquelas que ainda não tem (veja mais aqui). O Prioridade Absoluta disponibiliza também o passo a passo de ação em outras áreas de atuação, como educação inclusiva e violência na internet (veja aqui).

O Guia do Espaço Público está disponível para download aqui e traz para a população possibilidade de ampliar a ocupação das cidades. Além de ajudar a levantar questões sobre o direito das pessoas à liberdade de expressão artística, política e de participação cívica.

Veja também:
Jornada Nacional do ECA: debates sobre os direitos das crianças
Alana na 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente
Vídeo discute o Marco Legal da Primeira Infância