O Prioridade Absoluta é um programa do Instituto Alana criado com a missão de dar efetividade e visibilidade ao Artigo 227 da Constituição Federal do Brasil, que estabelece o melhor interesse de crianças e adolescentes como absoluta prioridade das famílias, da sociedade e do Estado. Por meio de suas atividades, busca informar, sensibilizar e mobilizar pessoas, famílias, organizações, empresas e o poder público para que assumam, de forma compartilhada, este dever constitucional.

O programa também desenvolve ações junto a instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com o objetivo de exigir a garantia com absoluta prioridade aos direitos de crianças e adolescentes em cenários de violação e na promoção de políticas públicas sociais e orçamentárias. Para tanto, desenvolve ações de advocacy nos eixos de Acesso à Justiça, Justiça Socioambiental e Climática, Mídia e Informação, e Orçamento Público; além de ações voltadas para visibilidade dos direitos de crianças e adolescentes em temas de urgência no cenário nacional, área a que chamamos Agenda 227.

Conselho

Foto de Antônio Carlos Malheiros sobre fundo laranja

Antônio Carlos Malheiros


Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde coordena a área de Infância e Juventude. É professor de Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. 

Foto de Denise Auad sobre fundo laranja

Denise Auad


Doutora e Mestre pela Faculdade de Direito da USP. Professora Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e do Conselho de Transparência do Estado de São Paulo.

Foto de Eloísa Machado sobre fundo laranja

Eloísa Machado de Almeida


Doutora pela Faculdade de Direito da USP e mestre em Política Constitucional pela PUC-SP. Professora na FGV Direito SP, onde coordena o Supremo em Pauta. Faz parte do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos e é conselheira do Instituto Pro Bono.

Foto de Ilan Brenman sobre fundo laranja

Ilan Brenman


Um dos principais escritores do Brasil, é Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da USP e bacharel em psicologia pela PUC-SP. Seu livro ‘O Alvo’ recebeu o prêmio de Melhor Livro pra Criança da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil. 

Foto de Irene Rizzini sobre fundo laranja

Irene Rizzini


Socióloga, Mestre em Serviço Social pela Universidade de Chicago e Doutora pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro. Professora e pesquisadora da PUC-RJ e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI).

Foto de José Martins sobre fundo laranja

José Martins Filho


Pediatra pela USP e doutor em Medicina pela Unversidade de Campinas (Unicamp). É professor titular e emérito da Unicamp, onde foi reitor entre 1994 e 1998. É autor de oito livros, entre eles ‘Quem cuidará das crianças’ e ‘A criança terceirizada’.

Foto de Laila Shukair sobre fundo laranja

Laila Shukair


Promotora de Justiça do MP-SP. Foi presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP-SP. É presidente do Movimento do Ministério Público Democrático.

Foto de Munir Cury sobre fundo laranja

Munir Cury


Procurador de Justiça aposentado. Foi um dos responsáveis pela redação do Estatuto da Criança e do Adolescente no fim da década de 1980, quando era coordenador das Curadorias da Infância e Juventude do MP-SP.

Foto de Regina Assis sobre fundo laranja

Regina Assis


Mestre em Educação pela Universidade de Harvard e doutora pela Universidade de Columbia. Integra o Comitê Diretor da World Summit on Media for Children Foundation e do Conselho Consultivo do Observatori Europeo de la Televisión Infantil.

Foto de Renata Meirelles sobre fundo laranja

Renata Meirelles


Mestre em Educação pela USP e autora do livro ‘Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil’, vencedor do Prêmio Jabuti de 2008. Idealizadora e coordenadora do projeto Território do Brincar, em parceria com o Instituto Alana.

Foto de Severino Antônio sobre fundo laranja

Severino Antônio


Doutor em Educação pela Universidade de Campinas e professor do Mestrado em Educação Sociocomunitária da Unisal. Orientou mais de 50 dissertações de Mestrado em Educação e é autor de diversos livros, entre eles ‘Uma pedagogia poética para crianças’.

Foto de Tania Pereira sobre fundo laranja

Tânia da Silva Pereira


Mestre em Direito, é autora do livro ‘Direito da criança e do adolescente: uma proposta interdisciplinar’. Integrante da Comissão de Direito de Família da OAB-RJ, professora aposentada da PUC-RJ e da Uerj. Diretora da Comissão Nacional do Idoso do IBDFAM.

Parcerias