Imagem de uma criança de costas agachada brincando em um chão de areia.

Primeira edição do prêmio reconhecerá a gestão municipal com as melhores práticas para vivência da infância no Brasil

O Prêmio Cidade da Criança, uma das categorias do Prêmio Cidades Sustentáveis, divulga no próximo dia 24, o município brasileiro com as melhores práticas para o desenvolvimento da infância. A iniciativa do Projeto Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer (BvL), destaca as cidades que cuidam de suas crianças por meio da implantação de política públicas e ações que lhes assegurem os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Veja também:
Parceria com MP do Ceará busca garantir os direitos das crianças no estado
26 anos do ECA: crianças devem ter prioridade absoluta

“O prêmio é uma iniciativa para difundir experiências nacionais bem sucedidas na garantia do cumprimento dos direitos das crianças na educação, saúde, cultura, moradia, proteção e lazer, como estabelece o artigo 227 da Constituição Federal. Esperamos que essa primeira edição inspire mais prefeitos a adotar práticas e iniciativas para cumprir a efetivação dos direitos da criança com prioridade absoluta, conforme estabelece a legislação pátria”, diz Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Instituto Alana.

Para chegar ao resultado, foram avaliadas as boas práticas das gestões municipais inscritas e também 72 indicadores dos critérios do Programa Cidades Sustentáveis, e de novos, relacionados aos direitos fundamentais das crianças elaborados pelo Projeto Prioridade Absoluta.

Divulgação do resultado do Prêmio Cidade da Criança
Data: 24 de agosto (4ª-feira), das 09h30 às 12h
Local: Sesc Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo / SP
Clique aqui para confirmar presença.

Foto: Free Images/ Magda S